Polícia

Homem é preso por aplicar golpes em idosos usando crachá falso de empresa de saúde

08 AGO 2025

Foto: PCRN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN), com apoio da Central de Monitoramento Eletrônico, deflagraram, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Impostor, que resultou no cumprimento de um mandado de prisão preventiva contra um homem de 29 anos. Ele é investigado por aplicar golpes contra idosos nos municípios de Macaíba e Natal.

Segundo as investigações, o suspeito se apresentava como funcionário de uma empresa de assistência à saúde popular, utilizando crachá e uniforme com a logomarca da instituição. Com essa identidade falsa, ele visitava residências de idosos sob o pretexto de realizar “atualizações cadastrais”, momento em que coletava dados pessoais, fotografava as vítimas e solicitava documentos como contas de energia e comprovantes de residência.

Com essas informações em mãos, o homem realizava contratações fraudulentas de empréstimos em nome das vítimas. Em um dos casos, uma idosa foi levada até uma agência bancária e induzida a sacar R$ 3 mil. Apenas R$ 1 mil foi entregue à vítima; o restante ficou com o suspeito. Outras denúncias relataram prejuízos semelhantes, com empréstimos não autorizados e cobranças indevidas incluídas em contas de consumo.

As investigações também apontaram que o suspeito já havia sido desligado da empresa cujo nome utilizava, configurando o uso indevido de imagem institucional. A 20ª DP apura se há outras vítimas em municípios da Região Metropolitana de Natal, especialmente em áreas com maior concentração de idosos.

Após diligências, o homem foi localizado e preso em São Gonçalo do Amarante. Ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para identificar eventuais cúmplices e novas vítimas.

Autor(a): BZN



últimas notícias