Cultura

Homenagem a Diógenes da Cunha Lima

27 JUL 2022

Foto: Cícero Oliveira/Agecom-UFRN

Advogado, poeta, biógrafo, professor e presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima chega aos 85 anos cheio de disposição e muitas emoções.

Como direito a se sentir o próprio Roberto Carlos, quando recebeu homenagem em pleno Parque Capivari de Campos do Jordão (SP), domingo (24). 

Quando foi anunciado no palco do Festival de Campos do Jordão que sua composição Verde Mar seria versejada em música pela Orquestra Filarmônica da UFRN. "Foi tão emocionante, que me senti o próprio Roberto Carlos", disse o poeta ao BZN. 

Bravooo! Antecipação aos 85 anos do poeta, completados nessa terça-feira (26).

Palmas

No sábado (23), Diógenes almoçou em família, quando presenteou os netos. O primo Renato da Cunha Lima, que presenciou a ocasião, contou o momento do jeito que a família Cunha Lima gosta: poetizando.

O texto de homenagem assinado por Renato:

- Uma moeda de ouro para cada neto,  um presente, direto do passado para o futuro

— Eita professor e suas aulas: teve sino, teve prosa e teve essa lição que alegrou-me o coração.

Os 10 netos, ainda muito jovens, talvez não tenham percebido a dimensão, mas o tempo completará, no curso da vida, a compreensão da importância desse momento.

“Você é ouro da minha vida”!

Caramba! Um gesto de perpetuidade como se fosse possível transmitir a própria existência. E como não? Para o Poeta, o impossível é uma rima para mãe, que não tem, nem toante, nem consoante, mas para “vovô” tem: De novo!

Diante da novidade de 10 netos diferentes, um novo Diógenes, uma nova oportunidade e uma moeda de ouro para saberes quem és. 

Que bom que estava ali, bem quietinho, só observando e nessa vida de meu Deus, onde o tempo nos ensina de várias formas, essa foi mais uma boa aula.

Parabéns, professor de “ouros”! 

RENATO da CUNHA LIMA

Fotos de Cícero Oliveira, da Agência de Comunicação da UFRN (Agecom), da apresentação da Orquestra Filarmônica em Campos do Jordão:



Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias