Saúde

Hospital João Machado promove alta assistida de paciente sueco

05 JUL 2021

Foto: Reprodução

Após enfrentar um longo período de vulnerabilidade social que pode ter contribuído para sintomas de um surto psicótico, o cidadão de nacionalidade sueca, Henrik Danfelter, conseguiu voltar para sua família em Estocolmo após internação no Hospital Dr. João Machado, em Natal.

Ele foi levado ao hospital pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) no último dia 30 de abril. “Desde a sua chegada, percebemos que estávamos diante de mais um desafio e que teríamos que transpor a barreira do idioma e ultrapassar essa fronteira para darmos conta de mais uma Alta Assistida, ou seja, preparar o retorno do usuário ao convívio familiar e social, respeitando as suas singularidades para propiciar o exercício pleno da sua cidadania”, contou a assistente social do Hospital Dr. João Machado, Fátima Couto.

Com a ajuda de um amigo de Henrik e um paciente do hospital, que falam fluentemente o inglês, foi possível intermediar o diálogo com o sueco. O Serviço Especializado de Abordagem Social do hospital e o Consulado Sueco, em Recife, prestaram todo o suporte na busca pelo resgate dos vínculos familiares.

Alta Assistida Sem Fronteiras

A equipe do hospital manteve contato com os familiares de Henrik para pensar de forma conjunta como seria o retorno dele para a Suécia. Em um dos contatos, por chamada de vídeo, a assistente social Fátima Couto, a mãe e a irmã de Henrik e a representante do consulado sueco, Mirella, que fez a intermediação dos diálogos, se comunicaram em três idiomas diferentes: português, inglês e sueco. 

O Hospital Dr. João Machado preparou as medicações para continuidade do tratamento de Henrik por trinta dias e a família pagou os custos da viagem que aconteceu no dia 17 de junho, quando Henrik voltou para sua casa em Estocolmo.

Fátima Couto contou que na despedida com a equipe do hospital e colegas de enfermaria, Henrik esboçou um largo sorriso e seus olhos brilharam quando ela e a também assistente social, Vilca Araújo, desejaram em inglês uma boa viagem: "Have a nice trip!". “Em nossa opinião foi a tradução mais pura de agradecimento do empenho da equipe do Hospital Dr. João Machado”, disse Fátima emocionada.

No último dia 26 de junho o Consulado da Suécia encaminhou imagens de Henrik comemorando o “Midsommar”, a segunda maior festa da tradição sueca, com os familiares. “As imagens dizem mais que qualquer palavra e comprovam que nossa aposta foi exitosa e que os esforços coletivos dos envolvidos na Alta Assistida do senhor Henrik foram fundamentais para o alcance do nosso objetivo”, comemorou a diretora geral do hospital João Machado, Leidiane Queiroz.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias