Cidade

Hotéis em Ponta Negra são notificados por lançamento na praia de água residual de piscinas

24 NOV 2021

Foto: Semurb/Divulgação

Dois hotéis na orla da Praia de Ponta Negra foram notificados por lançamento irregular de água residual de piscinas para a rede de drenagem.

"Os efluentes também alcançavam  a escadaria da Av. Erivan França, onde chegavam diretamente à praia. Os estabelecimentos estão localizados na Rua Francisco Gurgel e na Rua da Praia", de acodo com fiscais da Semurb (Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal) que realizaram a vistoria nos dois estabelecimentos a pedido do Ministério Público. 

Lembrar que em setembro último a Semurb notificoutodos os hotéis, pousadas e restaurantes da orla de Natal para as adequações no sistema de esgotamento sanitário e do licenciamento ambiental. 

"Como os estabelecimentos estão dentro dos prazos dados para conclusão dos reparos ainda não foram autuados, mas notificados novamente a adequar o descarte da água", explica o supervisor de fiscalização de poluição de água e do solo (SPASO), Gustavo Szilagyi. 

A reunião em setembro contou com presença de representantes  da Associação Brasileira de Hotéis (ABIH) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), onde foi apresentada a necessidade de adequações para evitar problemas na rede de drenagem da Erivan França, a contar que o lançamento dessas águas é recorrente. 

Na ocasião, a Semurb deu prazo de 60 dias para que todos façam essas adequações e de 180 dias para que os associados promovam o licenciamento do imóvel e das atividades daqueles que ainda tem alguma pendência. Também participou do encontro, o secretário de Turismo (Setur), Fernando Fernandes. 

"As notificações em setembro ocorreram para que eles se preparassem para o período da alta estação e evitássemos o problema, que prejudica a imagem da cidade e pode afastar turistas. O objetivo é que não tenhamos águas servidas de nenhuma natureza, sendo lançada em via pública e na praia, e assim garantir a qualidade do meio ambiente e o bem-estar dos visitantes", explica Szilagyi.

Em tempo

Flagrantes deste tipo de irregularidade podem ser denunciados pela população no canal da Ouvidoria da Semurb, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h - (84) 3616-9829 - ou pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias