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IBGE muda estratégia de pesquisa por telefone no RN durante a pandemia

22 ABR 2020

Foto: Divulgação

Com a suspensão das pesquisas presenciais, muitas pessoas não estão atendendo as ligações do IBGE ou se recusando a prestar informações por telefone no RN.

Diante do problema, o IBGE adotou nova estratégia. A partir de hoje (22), enviará cartas com o nome do entrevistador, o número de telefone de contato e mensagem explicativa ao morador responsável pela residência selecionada.

Presente em 94 municípios potiguares, a PNAD Contínua é o principal termômetro do trabalho formal e informal no Brasil. Além disso, o questionário envolve aspectos como renda, condições de moradia e educação.

A carta comunicará também como o morador poderá marcar dia e horário da entrevista. Mesmo se o morador não fizer o agendamento, receberá a ligação do entrevistador, inclusive nos fins de semana e feriados.

Ainda assim, "se o morador se recusar a responder, outras pessoas, que não o entrevistador, ligarão para saber o porquê da recusa e perguntar sobre a abordagem", explica Pablo Carlos, coordenador estadual da PNAD Contínua no RN.

Obstáculos

Segundo o IBGE, em março, quando houve a suspensão da coleta presencial, "mais pessoas se recusaram a responder à pesquisa e outras barreiras à coleta de informações (ligação telefônica não completada por exemplo) aumentaram. Se a situação permanecer inalterada, os resultados da pesquisa podem ser prejudicados. O novo modelo de abordagem visa dar segurança aos entrevistados e reduzir a recusa por medo de fornecer informação".

Dados

Diz que apesar de as pesquisas econômicas do IBGE serem feitas há anos por telefone, a pandemia de covid-19 tem dificultado esse grupo. "As demissões e as mudanças para o regime de teletrabalho são alguns dos possíveis motivos da pouca atenção das empresas à coleta".

Chama atenção:

- As pesquisas do IBGE são uns dos mais importantes instrumentos para guiar as políticas públicas no Brasil. São elas que mostram os 635 mil trabalhadores informais no mercado potiguar, a taxa de desocupação de 12,3% no último trimestre de 2019 e o crescimento de 4,6% no volume dos serviços do RN em fevereiro de 2020 frente a fevereiro de 2019. Vale lembrar que por força de lei (5.534/68), toda pessoa física e jurídica deve prestar informações ao IBGE se solicitadas. Também por garantia legal, as informações individualizadas permanecem sob sigilo.

Como saber se uma ligação é do IBGE?

- Verificar se o número do telefone que fez a ligação pertence a entrevistador do IBGE e sua identidade por meio da central de atendimento 0800 e site do IBGE.

- Acessar o site www.respondendo.ibge.gov.br e inserir dados do entrevistador(a), como o nome completo, na área de busca.

- Ligar para o 0800 721 8181 e checar se quem está ligando para você realmente trabalha no IBGE. Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira – das 8h às 18h. Sábados, domingos e feriados – das 10h às 14h.

Autor(a): Eliana Lima



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