19 AGO 2023
Em meio a devastação provocada por incêndios florestais em Maui, no estado americano do Havaí, surge a esperança na fé dos católicos locais: a histórica Paróquia de Maria Lanakila (Nossa Senhora da Vitória), na cidade de Lahaina, está praticamente intacta.
A tragédia na cidade deixou pelo menos 93 mortes, mas o governo acredita que o número aumentará durante as buscas. É o mais mortal incêndio florestal nos EUA desde 1918.
Vigário forâneo de Maui e Lanai, o monsenhor Terrence Watanabe disse ao jornal Honolulu Star-Advertiser que o prédio da igreja e a reitoria, vizinha, parecem que permaneceram intactos. “Para nós, é como um milagre. Quando vimos as notícias e vimos o campanário da igreja erguendo-se acima da cidade, foi um grande espetáculo de se ver”.
Será verificado se o telhado de madeira da igreja sofreu danos. Ainda é difícil analisar o quanto o prédio foi danificado. Somente quando for permitida a verificação.
A igreja atende cerca de 800 famílias e celebra seis missas dominicais todo fim de semana, além da celebração de casamentos de visitantes de todo o mundo.
O padre Kuriakose Nadooparambil, pároco de Maria Lanakila, e o pessoal da paróquia saíram ilesos do incêndio.
A paróquia foi fundada em 1846 pelo padre Aubert Bouillon, da congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. A igreja de pedra foi concluída em 1873, e desde então vem passando por melhorias e reformas na estrutura.
Autor(a): BZN