12 JAN 2025
Lisboa registra mais um grave caso de violência gerada pela imigração descontrolada que está transformando a pacata Portugal, considerado um dos países mais seguros do mundo, em cenários de insegurança, principalmente Lisboa e Porto. Providências urgem.
Um ponto nevrálgico é o histórico bairro de Martim Moniz, em Lisboa, que enfrenta problemas sociais, como a criminalidade e o tráfico de drogas, que têm gerado preocupação nos últimos anos. O bairro foi completamente tomado por imigrantes.
E neste domingo (13) ocorreu um conflito na Rua do Benformoso, próxima ao Martim Moniz, que deixou pelo menos sete feridos com golpes de barras de ferro e paus. A Polícia de Segurança Pública (PSP) reforçou o policiamento na área e está investigando o caso.
No X, a jornalista e escritora portuguesa Sofia Afonso Ferreira, que divide seu tempo entre Lisboa e Tel Aviv se dedicando à escrita de um livro sobre a comunidade judaica sefardita, escreveu:
- Supostamente, dois suecos envolveram-se em confrontos na Rua do Benformoso, meteu facadas e barras de ferro e acabaram no hospital. Entretanto, supostamente, a equipa de reportagem do CM também teve problemas. Vai em sete feridos. Grande reforço policial na zona neste momento.
- O que as pessoas que não moram em Lisboa não sabem, e a esquerda nunca menciona, é que a duas ruas do Benformoso existe um supermerdado de droga a céu aberto que funciona 24h por dia gerido por nórdicos. Isto tudo a 500 metros da esquadra da polícia na avenida Almirante Reis. Confusões, rixas, assaltos e drogados, é o que mais existe na zona mas ali a grande bandeira da esquerda foi sempre a ciclovia, droga e criminalidade nunca viram nada.
Em tempo:
O nome Martim Moniz homenageia um cavaleiro que, segundo a lenda, sacrificou-se durante a conquista de Lisboa em 1147. Ele teria bloqueado com seu corpo as portas do castelo, permitindo a entrada das forças cristãs.
A ocupação humana na região remonta a cerca de 8 mil anos, com vestígios de um povoado neolítico na encosta de Sant’Ana, próximo ao atual Martim Moniz.
Durante a Idade Média, a área ganhou importância, especialmente após a construção da Cerca Fernandina no século XIV, cujas muralhas atravessavam a zona que hoje corresponde à Praça do Martim Moniz.
Autor(a): Eliana Lima
Imprensa norteamericana repercute sobre presença de Bolsonaro na posse de Trump
12 JAN 2025