Mundo

Influente ministro chinês, Qin Gang sumiu

18 JUL 2023

Foto: Em abril, Dilma Rousseff, presidente dos Brics, teve encontro com Qin Gang

Influente junto ao líder chinês Xi Jinping, o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Qin Gang, 57 anos, não é visto em público desde 25 de junho, depois de reunião em Pequim com funcionários do Sri Lanka, Vietnã e Rússia.


Ausência que chama ainda mais atenção diante deste período de intensa atividade diplomática em Pequim, inclusive com a visita dos altos funcionários norte-americanos Janet Yellen e John Kerry.


Diplomata de carreira e assessor de confiança de Xi Jinping, Qin foi promovido a ministro dos Negócios Estrangeiros em dezembro, após breve passagem como embaixador nos Estados Unidos.


Como ministro dos Negócios Estrangeiros, ele repreendeu Washington depois de as relações terem caído para um novo nível mínimo na sequência do abate de um suposto balão-espião chinês sobre os EUA.


Desempenhou papel fundamental nos esforços subsequentes de ambas as partes para estabilizar as relações e restabelecer a comunicação, incluindo reunião com o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante a sua visita a Pequim em junho.


Na sua última aparição pública, um sorridente Qin foi visto caminhando ao lado do vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Andrey Rudenko, que foi a Pequim para se encontrar com funcionários chineses após uma curta insurreição do grupo mercenário Wagner na Rússia.


Antigo editor de um jornal do Partido Comunista que vive atualmente nos EUA, Deng Yuwen declarou: 


- Dado o estatuto e a influência da China no mundo, é de facto muito estranho que o seu Ministro dos Negócios Estrangeiros não apareça em público há mais de 20 dias.

Autor(a): BZN



últimas notícias