26 MAI 2025
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas na folha de abril começarão a receber os valores de volta a partir desta segunda-feira (26). Ao todo, cerca de R$ 292 milhões serão estornados.
Em nota divulgada na semana passada, o INSS explicou que, apesar da determinação para suspensão desses descontos ter sido emitida no final de abril, a folha de pagamento do mês já havia sido processada. Por isso, os débitos foram aplicados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio.
O estorno será realizado junto ao pagamento regular dos benefícios, no período de 26 de maio a 6 de junho. Os valores não foram repassados às entidades associativas e serão devolvidos diretamente aos segurados.
O INSS também alertou para tentativas de golpe e reforçou que todas as comunicações oficiais são feitas exclusivamente pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.
Os beneficiários que desejarem solicitar a devolução de mensalidades cobradas de forma indevida antes de abril devem fazer o pedido pelo Meu INSS ou pelo número de atendimento. Nestes casos, o Instituto acionará a entidade associativa para que comprove a autorização do desconto. Se não houver comprovação, a entidade deverá restituir os valores ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário pela mesma via do pagamento habitual: conta bancária ou cartão magnético.
Autor(a): BZN