25 ABR 2025
O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi), onde Frei Chico, irmão do presidente Lula da Silva (PT), ocupa a vice-presidência, apresentou um crescimento de R$ 41 milhões para R$ 149 milhões de faturamento entre 2021 e 2023, segundo auditoria do TCU, reproduzida pelo portal Metrópoles. Nesse mesmo período, o quadro de filiados saltou de 170 mil para 420 mil associados.
A entidade, alvo de investigação da PF por descontos indevidos em benefícios do INSS, tem acordo de cooperação que permite cobrar mensalidades diretamente na folha de pagamento dos aposentados. Embora o Sindnapi tenha apresentado, em amostra do TCU, documentos de apenas dois filiados para comprovar a regularidade, a CGU identificou que 20 em cada 26 beneficiários ouvidos disseram não ter autorizado qualquer vínculo com o sindicato.
Além da atividade sindical, o Sindnapi mantém uma cooperativa de crédito consignado que, em 2023, coincidiu com 482,8 mil novas filiações cujos descontos começaram próximos à assinatura dos contratos de empréstimo, prática questionada como possível “venda casada” pelo TCU.
No plano político, o sindicato é presidido pelo pedetista Milton Cavalo, aliado do ministro Carlos Lupi (Previdência) e foi fundado por Paulinho da Força. Frei Chico ingressou no Sindnapi em 2008 e tornou-se vice-presidente em 2023, ano-pico de crescimento.
Em nota ao Metrópoles, Cavalo defendeu a legalidade das filiações e disse que nenhum dirigente foi alvo de busca da PF, sugerindo que a CGU “assustou” associados durante as entrevistas.
Autor(a): BZN