Saúde

Instituto Atena oferece testagem gratuita de covid-19 durante estudo clínico

21 MAR 2024

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Surto de Dengue, virose da mosca, Influenza – a população potiguar tem sofrido com acometimento de doenças virais, transmitidas entre pessoas ou com a participação de insetos como vetores. Mas a covid-19 não se extinguiu e ainda preocupa os gestores e famílias, sobretudo porque nos dias iniciais os sintomas se parecem e muitas vezes fica difícil, sem uma avaliação adequada, distinguir o diagnóstico. Por isso o Instituto Atena está divulgando o atual estudo, em que a testagem para covid-19 é oferecida de forma gratuita.

O RN registrou um crescimento dos casos de covid-19, com mais de 500 casos confirmados somente entre os dias 2 e 9 de dezembro de 2023. O número é 20 vezes maior que os dados registrados na primeira semana de outubro, afora as subnotificações e o impulso que toda doença viral recebe nos períodos de alta mobilidade das pessoas, por causa das festas de final de ano e férias, que estimulam a aglomeração social.

Embora os números ainda estejam abaixo do registrado no auge da pandemia, quando o estado chegou a registrar mais de mil novos casos em um único dia, a situação chama atenção de gestores públicos e privados.

Segundo a Sesap-RN, outros países já vivenciam ondas de casos da nova variante e espera-se que, no início de 2024, aumentem as ocorrências de covid-19 no Brasil. Diante desse quadro, além da dose de reforço das vacinas, a pasta tem recomendado que o público mais vulnerável intensifique as medidas de prevenção.

Em Natal, por exemplo, foi iniciada a vacinação da dose de reforço (bivalente) no dia 7 de dezembro. Segundo a prefeitura, a medida foi necessária em virtude do surgimento de duas novas sublinhagens de uma variante da covid-19 no Brasil, a JN.1 e a JG.3. Houve ainda o registro de um caso positivo da variante 229E, um dos quatro subtipos mais comuns que circulam entre humanos, e que são responsáveis por sintomas leves como de resfriado.

Estudo com potencial tratamento para pessoas de grupo de risco

O Instituto Atena de Pesquisa Clínica está buscando voluntários para participar do estudo clínico Sunrise-3, que avalia a capacidade de um medicamento para a redução de hospitalizações e mortes em pacientes com Covid-19 e para quem está sob alto risco de progressão da doença.  O médico e pesquisador Hugo Diógenes de Oliveira Paiva, que integra a diretoria do Instituto, está disponível para falar sobre o estudo, as tendências em pesquisas sobre covid-19, suas variantes e sintomas. 

Critérios para ser elegível para o estudo:

Estar com até 5 dias de sintomas e pertencer a um dos grupos abaixo: 

- 70 anos ou mais

- 55 anos ou mais, com pelo menos UM dos fatores de risco abaixo, ou 50 a 54 anos, com pelo menos DOIS dos fatores de risco abaixo: 

- Obesidade 

- Doença cardiovascular (ex. Hipertensão) 

- Diabetes mellitus 

- Doença pulmonar crônica (ex. DPOC e Asma) 

18 anos ou mais, com pelo menos UM dos seguintes fatores de risco: 

- Síndrome de Down 

- Doença de Parkinson 

- Doença falciforme 

- Residentes em casa de repouso 

- Demência 

- Ter sistema imunológico comprometido 

Para mais informações sobre como participar desse estudo com avaliação e acompanhamento médico, o Instituto Atena disponibiliza o contato (84) 99992-0089. A sede do Instituto fica na Av. Marechal Floriano Peixoto, 385, Tirol, 59020-500.

Autor(a): BZN



últimas notícias