Cidade

Isolamento cai para 40% no RN e contaminação aumenta

06 MAI 2020

Foto: Elisa Elsie/Assecom

Na entrevista coletiva de hoje (6), o secretário-adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, alertou:

- Os casos de contaminação pelo novo coronavírus crescem e estão espalhados por todo o estado. Isto é um reflexo das aglomerações nas ruas nos últimos dias. Hoje talvez seja o pior dia até agora, pelos números e pelo cenário que se avizinha. A situação é de muito risco. Me desculpem por estas afirmações, mas todos precisam saber disso.

Cenário

O número de mortes aumentou para 72 (ontem eram 68), e 25 estão em investigação.

São 1.644 casos confirmados e 5.503 suspeitos.

Descartados: 4.943.

Recuperados: 662.

Estão internados 52 pacientes em leitos críticos nos hospitais do estado. A taxa de ocupação destes leitos é maior que 40%. O índice do isolamento social chegou a percentual muito baixo, em torno de 40%. São necessários pelo menos 60%.

Mortes

Os óbitos confirmados ontem (5) ocorreram em municípios de pequenos e médios portes. Natal e Mossoró não tiveram óbitos por covid pelo segundo dia consecutivo, o que constata a difusão da doença pelo interior.

Sobre leitos, disse Spinelli:

- Esta semana o RN deveria receber os 30 respiradores comprados através do Consórcio Nordeste. Mas estes respiradores só vão chegar na próxima semana. As UTIs que estão sendo montadas não contam com o respirador, neste momento.

Solicitou que caso algum órgão ou entidade tenha respirador sem funcionar, procure a Secretaria de Saúde para que seja providenciado o funcionamento.

Crime

Delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva participou da coletiva.

Alertou sobreimplicações penais da propagação de fake news:

- Está no artigo 41 da Lei das Contravenções Penais que causar tumulto, alarme e pânico é crime e a polícia poderá instaurar procedimento para investigar autores e pessoas que propagam notícia falsa. Todos devem ter responsabilidade antes de divulgar, disseminar notícia através redes sociais ou mensagem de WhatsApp. Quem gera e quem espalha fake news respondem legalmente por diversos crimes, inclusive crimes contra a honra como calúnia, difamação e injúria.

Denúncias

A Polícia Civil do RN investiga no momento 81 denúncias. 

As denúncias podem ser feitas pelo 181. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias