03 MAR 2023
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Lior Haiat usou o perfil no Twitter para chamar a atenção do perigo que significam os navios de guerra iranianos atracados no Porto do Rio de Janeiro.
A nota publicada;
- Israel vê a atracagem de navios de guerra iranianos no Brasil há alguns dias como um desenvolvimento perigoso e lamentável.
Esses navios foram especificamente designados pelos Estados Unidos há apenas algumas semanas e fazem parte da Marinha iraniana, que trabalha em estreita colaboração e sincroniza suas ações com a IRGC NAVY, uma entidade designada.
O Brasil não deve conceder nenhum prêmio a um Estado maligno, responsável por inúmeras violações dos Direitos Humanos contra seus próprios cidadãos, executando ataques terroristas em todo o mundo e distribuindo armamento para organizações terroristas em todo o Oriente Médio.
O regime iraniano executou dezenas de ataques terroristas contra navios, colocando em perigo a liberdade de navegação marítima. Dois dos ataques ocorreram nas últimas semanas.
Este é o momento de seguir os passos dados pela UE, EUA, Canadá, Austrália, Japão e muitos outros países, e destacar o regime iraniano como o que realmente é: uma entidade terrorista.
Ainda não é tarde demais para ordenar aos navios que saiam do porto.
Autor(a): Eliana Lima