08 AGO 2025
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) convocou, nesta sexta-feira (8), o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos após uma publicação crítica feita pelo perfil oficial da representação norte-americana.
Escobar foi recebido às 9h pelo embaixador Flavio Goldman, chefe interino da Secretaria de Europa e América do Norte do Itamaraty. Durante a reunião, realizada na sede da pasta em Brasília, Goldman manifestou indignação com o tom e o conteúdo da publicação feita pela embaixada norte-americana nas redes sociais.
O texto publicado classifica o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes como “principal arquiteto da censura e perseguição contra [Jair] Bolsonaro e seus apoiadores”. A postagem também alerta que autoridades do Judiciário e de outras instituições brasileiras “estão avisadas para não apoiar nem facilitar” as ações do magistrado, e afirma que Washington “monitora a situação de perto”.
Atualmente, Escobar é o principal representante dos EUA no Brasil, uma vez que a embaixada ainda não tem um embaixador nomeado pela Casa Branca.
Nessa quinta-feira (7), o encarregado de negócios também esteve em reunião com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O conteúdo da conversa, no entanto, não foi divulgado.
Autor(a): BZN