Política

Jean-Paul Prates admite orientação de Lula para reter dividendos da Petrobras

14 MAR 2024

Foto: Sob o sorriso de Janja, o abraço de Lula e Jean-Paulo no anúncio de investimento da Petrobras na cultura

Presidente da Petrobras, Jean-Paul Prates, em mensagens no seu perfil do X, admitiu que o presidente Lula da Silva (PT) orientou sobre a retenção da distribuição de dividendos extraordinários da petrolífera.


Escreveu: “É legítimo que o CA [conselho de administração] se posicione orientado pelo presidente da República e pelos seus auxiliares diretos que são os ministros. Foi exatamente o que ocorreu em relação à decisão sobre os dividendos extraordinários”.


Complementou: “Falar em “intervenção na Petrobrás” é querer criar dissidências, especulação e desinformação”.


Pois bem


Na CNN, Raquel Landim lembra que “Lula arbitrou um conflitou entre Prates e o conselho de administração e deu a ordem para reter os dividendos durante uma reunião no Palácio do Planalto da qual participaram os ministros Rui Costa, Fernando Haddad e Alexandre Silveira”.


Continua:


Especialistas em mercado de capitais ouvidos pela reportagem afirmam que a publicação de Prates dá margem a dúvidas se a empresa está cumprindo corretamente a lei das estatais.


O acionista pode orientar seus conselheiros, mas não pode vincular seu voto e deve agir sempre no melhor interesse da companhia. Depois da decisão de reter os dividendos, o valor de mercado da empresa caiu.


Conforme o artigo 115 da Lei das SA, “o acionista deve exercer o direito a voto no interesse da companhia; considerar-se-á abusivo o voto exercido com o fim de causar dano à companhia ou a outros acionistas”.


Procurada, a Petrobras não se manifestou.

Autor(a): BZN



últimas notícias