Mundo

Joe Biden concede perdão presencial a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento

02 DEZ 2024

Foto: Casa Branca

A declaração pública de Biden:

Hoje concedi um perdão ao meu filho Hunter. Desde o dia em que assumi o cargo, disse que não interferiria nas decisões do Departamento de Justiça, e mantive minha palavra, mesmo enquanto assistia ao meu filho sendo processado de forma seletiva e injusta.

Sem fatores agravantes, como uso em um crime, compras múltiplas ou aquisição de uma arma como comprador de fachada, as pessoas quase nunca são levadas a julgamento por acusações criminais apenas por como preencheram um formulário de armas. Aqueles que atrasaram o pagamento de seus impostos devido a sérios vícios, mas os pagaram posteriormente com juros e multas, geralmente recebem resoluções não criminais. Está claro que Hunter foi tratado de forma diferente.

As acusações nos casos dele só surgiram depois que vários de meus oponentes políticos no Congresso instigaram essas ações para me atacar e se opor à minha eleição. Então, um acordo judicial cuidadosamente negociado, aprovado pelo Departamento de Justiça, desmoronou no tribunal – com vários de meus oponentes políticos no Congresso assumindo o crédito por exercer pressão política no processo. Se o acordo tivesse sido mantido, teria sido uma resolução justa e razoável para os casos de Hunter.

Nenhuma pessoa razoável que analise os fatos dos casos de Hunter pode chegar a outra conclusão senão a de que Hunter foi destacado apenas porque é meu filho – e isso é errado. Tem havido um esforço para destruir Hunter – que está sóbrio há cinco anos e meio, mesmo diante de ataques implacáveis e perseguição seletiva. Ao tentarem destruir Hunter, tentaram me destruir também – e não há razão para acreditar que isso parará aqui. Chega é chega.

Durante toda a minha carreira, segui um princípio simples: apenas diga a verdade ao povo americano. Eles serão justos. Aqui está a verdade: acredito no sistema de justiça, mas, enquanto lutava com isso, também acredito que a política bruta infectou esse processo e levou a um erro judiciário – e, uma vez que tomei essa decisão neste fim de semana, não havia sentido em adiá-la ainda mais. Espero que os americanos entendam por que um pai e um presidente chegariam a essa decisão.

Autor(a): BZN



últimas notícias