Cultura

Jornalista Renato Batista narra mochilão de 12 mil Km de Natal a Caracas, na Venezuela

16 MAR 2022

Foto: Yuri Borges

O jornalista Renato Batista vai lançar o seu primeiro livro, sexta-feira (18), no Mahalila Café & Livros, entre 18h e 21h. O primeiro, mas com aventuras para uma coleção. Ele conta nada menos que detalhes da sua longa viagem e do cotidiano de crise dos venezuelanos.

Tatuagem de Caracas (editora Astrolábio) é um romance de autoficção que narra o período de "mochilão" de 12 mil quilômetros que ele fez em 2019, partindo de Natal ao extremo noroeste da Venezuela, em um momento de aguda crise política e humanitária no país vizinho.

No recheio, o advogado Chico é o protagonista. Um pernambucano radicado em Natal que, num momento em que a Venezuela estava diariamente no noticiário nacional, decide ir para a fronteira ajudar na recepção dos refugiados. Ao planejar a viagem, decide que também quer entrar no país e conhecer de perto a sua realidade.

O protagonista

Renato percorreu de Natal a Caracas, passando pela Guiana. Foram mais de 6 mil quilômetros de ida e outros 6 mil de volta. E durante os mais de dois meses que durou a viagem, venceu a maior parte do percurso de ônibus ou de carona, e sempre ficou hospedado em casa de moradores dos locais por onde passou.   

Na capital venezuelana, foi levado pelo anfitrião local a uma manifestação da qual pouco sabia e acabou dando de cara com o então presidente do Parlamento, Juan Guaidó, discursando e autoproclamando-se presidente interino do país. Guaidó, como se sabe, nunca assumiu o posto, mas o fato foi revelador da intensidade da crise política do país. 

O jornalista Yuri Borges explica mais sobre o livro: 

A história também se volta para as lembranças da vida do protagonista até ali: desde a infância pobre na periferia do Recife, passando pelo episódio em que, curioso pela leitura, juntou-se a um amigo para furtar livros de uma biblioteca, até o trabalho como camelô no centro da cidade, na companhia do pai. Mesmo com dificuldades, Chico acaba ingressando no ensino superior, através do Enem, numa universidade potiguar. 

O foco maior do romance, no entanto, é a narrativa de viagem e, por meio dessa experiência, é possível conhecer, por exemplo, como vive uma família de origem indígena e pobre, no interior do país. Do mesmo modo, também se tem instantâneos da vida da classe média e chega-se até mesmo a presenciar uma festa da elite caraquenha, com uma abundância inexistente nos supermercados do país, que sofrem com o desabastecimento frequente de quase tudo.

Todo esse périplo não é livre de dificuldades para o advogado Chico, que vão de episódios de racismo mal disfarçado a casos de truculência e violência policial. O outro lado também está presente. Ele conhece pessoas interessantes, vê-se em comemorações animadas em um boteco ou no meio do mato e recebe solidariedade genuína em momentos de aperto. Para além disso, a paisagem natural sempre lhe oferece momentos de beleza, seja admirando o Lago Maracaibo – o maior da América do Sul, com seus 13.210 Km² – ou observando uma Caracas que parece tranquila de cima dos mais de 2.500 metros do portentoso Cerro Ávila.   

Serviço:

Lançamento do livro Tatuagem de Caracas     

Onde: Mahalila Café & Livros (Rua Dra. Nívea Madruga, 19, Lagoa Nova)

Quando: 18 de março

Hora: entre 18h e 21h

Preço: R$ 42,00

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias