Economia

Jovens com até 24 anos comandam 28% das pequenas empresas do Nordeste

08 NOV 2021

Foto: Agência Sebrae

Foi durante a pandemia que o gastrônomo Marlon Vinícius de Medeiros, de 22 anos, decidiu ter uma empresa própria e apostou na área de alimentação. Em junho do ano passado, ele começou a oferecer quiches e pão de queijo feitos sob encomenda. O negócio deu tão certo que, em abril deste ano o jovem inaugurou a Marlon Vinícius Cafeteira e Doceria, no bairro de Capim Macio, área nobre da capital potiguar. “Informação e conhecimento são fundamentais. Assim que conclui a graduação já entrei numa pós-graduação em confeitaria e panificação. Também procurei o Sebrae logo no início para formalizar minha empresa e obter orientação sobre esse ramo. Essa pode ser a receita para um negócio ter sucesso no mercado”, ensina.

Assim como Marlon Vinícius, há cerca de 1,9 milhão de jovens no Brasil com menos de 25 anos que são donos de uma micro e pequena empresa. No Nordeste, as pessoas dessa faixa etária respondem por 28% dos pequenos negócios nos nove estados da região. A analista técnica da Unidade de Soluções e Relacionamento do Sebrae no Rio Grande do Norte, Jupira Nunes, explica que quase um terço dos pequenos negócios nordestino está concentrado nessa faixa etária, que diz muito sobre a característica do jovem e também do cenário econômico. “A inquietude dos jovens, aliada à necessidade diante das poucas oportunidades de emprego, tem feito com que eles busquem cada vez mais pelo empreendedorismo”, argumenta.

A analista também garante que capacitação ajuda a minimizar riscos do negócio não dar certo. “Investir na capacitação é essencial ao empreendedor para melhorar sua forma de agir, planejar e administrar sua empresa. Favorece o entendimento do negócio, acelerando etapas do desenvolvimento da empresa, melhora suas percepções e estimula a troca de informações, contribuindo inclusive para o aumento da sua rede de contatos”, avalia.

Foco na juventude

Os jovens são o foco da edição 2021 da Semana Global de Empreendedorismo, que começa, em todo o país, nesta segunda-feira (8) e vai até o dia 14, com ações para debater a nova economia e a inclusão de jovens no mercado empresarial. A Semana Global de Empreendedorismo é a maior iniciativa do mundo em termos de mobilização pelos empreendedores. No Brasil, o evento é coordenado pelo Sebrae, com expectativa de abrir um milhão de vagas para capacitação, entre oficinais, painéis, cursos, mentorias, consultorias, ambientes para network, entre outras ações. Nesta edição, o tema da Semana Global de Empreendedorismo é sobre Empreendedorismo e Inclusão no contexto pós-pandemia. https://www.empreendedorismo.org.br/#

A abertura da semana ocorreu nesta segunda-feira e contou com a presença do presidente do Sebrae, Carlos Melles; do secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa; do presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio às MPEs, senador Jorginho Mello; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, José Roberto Tadros e do ex-senador do Rio Grande do Norte, Agripino Maia, autor do projeto de lei que instituiu a Semana Global de Empreendedorismo no calendário nacional de eventos. Esta será a primeira Semana Global brasileira sob a vigência da Lei 14135/2021.

A programação de abertura prosseguiu com a participação de especialistas renomados, discutindo os principais desafios e oportunidades para os empreendedores, durante o movimento de retomada das atividades após a pandemia. Toda a programação da SGE foi transmitida ao vivo pelo YouTube do Sebrae. https://www.youtube.com/c/Sebrae/.

A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) foi criada em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation,Carl Schramm, com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Desde 2018 a iniciativa é liderada, no Brasil, pelo Sebrae, e conta com o apoio das instituições que compõem o Conselho da Semana Global: Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement.

Fonte: Agência Sebrae



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