19 OUT 2022
Sob a hashtags #JPCensurada, a Jovem Pan News, que teve censura prévia determinada pelo TSE, realizou debate hoje (19) ao vivo com várias personalidades e perguntas.
Sobre se “É válida a censura prévia?”, o ministro aposentado Marco Aurélio Mello (STF), começou dizendo: “As paixões mudaram, não há a menor dúvida”.
Ou seja, os que antes bradavam favoráveis às liberdades hoje pensam de acordo com a satisfação ideológica do partido que acompanham.
Disse o ministro:
- A atuação do julgador é vinculada à legislação, e especialmente, à Constituição Federal, que proíbe aprovar lei contra liberdade jornalística [...] Não há espaço para o retrocesso.
#JPCensurada | DEBATE | O que está acontecendo com o país?
- Eduardo Girão: “A gente vinha alertando de uma escalada anti-democrática no país e agora, na proximidade de uma decisão para os nossos filhos e netos, a gente vê uma manipulação explícita visando beneficiar um candidato”
Jorge Kajuru: “Nós da imprensa temos este defeito grave: nós não sabemos usar a palavra 'solidariedade’”
Apresentador Carlos Massa (Ratinho): "Como comunicador, estou triste, assustado. Jamais imaginei que isso fosse acontecer neste período [...] Veremos uma nova Venezuela surgindo, não queremos isso para o Brasil".
#JPCensurada | DEBATE | O que faz termos que lidar, no século XXI, com coisas do século XX?
Jorge Kajuru: “O que a Jovem Pan fez de errado como um veículo de comunicação com seu direito de liberdade de expressão? Nada”
#JPCensurada | DEBATE | Nem no tempo da ditadura se fechava emissoras
Eduardo Girão: “Esse momento que a gente vive de censura escancarada é algo que tem uma responsabilidade dos três poderes, principalmente do legislativo, que vê esse abuso acontecer e não toma nenhuma medida”.
Confira o trecho do debate com a resposta de Marco Aurélio:
Autor(a): Eliana Lima