30 SET 2023
Todo campeão orgulho para o Rio Grande do Norte, o judoca Raphael Keisuke chegou de Guadalajara, no México, com medalha de ouro conquistada na Copa Jalisco de Veterano e de bronze do Campeonato Pan-Americano de Judô, também entre os veteranos.
Em junho passado, Keisuke, ex-aluno do Colégio Maria Auxiliadora, ganhou bronze no Sul-Americano de Judô Master em Guayaquil, que ocorreu nos dias 27, 28 e 29 no Equador.
Apesar de glórias que levam o RN a pódios, Keisuke não recebe incentivos dos poderes públicos e privados.
No dia 2 de outubro, por exemplo, ele tem participação certa no Campeonato Mundial de Veteranos em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, mas não conseguirá ir devido a condições financeiras e ausência no trabalho. “Mas, tentarei participar ainda em novembro da Copa Internacional de Judô em Fortaleza”, diz confiante.
Que os poderes públicos e os setores privados invistam nesse campeão que eleva o pódio do RN.
Ao BZN, o atleta, que também é personal trainer, contou sobre suas conquistas:
- Foi mais uma experiência que ficará marcada em meu coração, e na memória juntamente aos meus amigos da seleção. Recebi elogios de três professores, sendo 2 dos USA e 1 do México, pelo belo Ippon Seoi que foi dado. Disseram que eu fazia um Judô leve, uma luta muito linda de se ver sem força, muito parecido com a Escola Japonesa.
- Quando perdi a chance de ter ficado com a prata, fiquei chateado comigo mesmo pelo vacilo de não ter segurado firme na imobilização que faltava 2” para terminar, estava ganhando e quando ele saiu da imobilização, que recomeçou o combate, faltavam apenas 4” e tomei um Sassae Tsuri K Ashi. Poderia ter fugido, corrido para um lado para o outro e ser punido que iria terminar mesmo assim, mas fui pra cima e acabei perdendo.
- Enfim, levo para meu País, para meu Estado, o Bronze com muita alegria e satisfação em poder ter medalhado em mais uma vez num torneio internacional, dessa vez o Campeonato Pan Americano Veterano e o Ouro na Copa Jalisco Veterano de Judô.
- Voltar para casa com duas medalhas no peito e feliz por mais uma missão quase que 100%. Agora é treinar, treinar e treinar, mantendo o foco e o estilo de vida como saúde física e mental.
Autor(a): BZN