Cidade

Juiz do DF bloqueia bilhões dos fundos eleitoral e partidário para aplicar no combate ao coronavírus

07 ABR 2020

Foto: TRF1

Titular da 4ª Vara Federal do Distrito Federal, o juiz Itagiba Catta Preta Neto decidiu na tarde de hoje (7), de forma liminar, bloquear os quase R$ 7 bilhões dos fundos eleitoral e partidário e determinou que o valor deve ficar disponível para custear ações de combate ao novo coronavírus.

Quem é ele

É o mesmo juiz que em março de 2016 impediu a posse do ex-presidente Lula da Silva como ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff, ou qualquer outro ato que lhe outorgue prerrogativa de foro, considerando que era "risco de dano ao livre exercício do Poder Judiciário, da atuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal".

Acatou a ação popular impetrada pelo advogado Enio Meregalli Júnior. 

Também foi ele que, em setembro de 2010, condenou a Caixa Econômica (CEF) a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 500 mil ao caseiro Francenildo dos Santos Costa, por ter seu sigilo bancário violado em 2006, depois de acusar Antônio Palocci de frequentar a mansão da qual era caseiro, juntamente com lobistas. Caso que estava relacionado ao escândalo do Mensalão, que tirou Palocci do governo na época.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias