Mundo

Juiz Jarbas Bezerra palestra sobre gastronomia cidadã em Portugal

21 JUN 2022

Juiz da 16ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do RN e professor, Jarbas Bezerra falará, sexta-feira (24), sobre gastronomia cidadã aos alunos do curso de imersão em Gastronomia da Escola Profissional de Nazaré, localizada em Nazaré, Portugal.

E o que é gastronomia cidadã? 

O magistrado considera que a educação para a cidadania é a busca pela transformação do desenvolvimento social. "A gastronomia cidadã visa uma alimentação saudável, sustentável e com acesso para todos". 

Tejuc

Jarbas Bezerra criou, por meio de sua tese de doutorado, uma abordagem teórica inédita chamada Teoria Jurídica Universal da Cidadania (TEJUC) - Universal Legal Theory of Citizenship em inglês -, em que enfatiza a importância da conduta cidadã para que a cidadania se efetive. É a primeira vez que a cidadania é vista como ciência jurídica no âmbito acadêmico mundial.

A tese, defendida em fevereiro no Programa de Pós-graduação em Educação da UFRN, foi apresentada a uma banca internacional e apontada como inovadora. A banca, composta por doutores brasileiros e estrangeiros, incluiu a professora doutora Paquita Sanvicen, da Universidade de Lérida, na Espanha. Tese muito elogiada, foi recomendada à submissão para o Prêmio Capes de Teses, feito bastante raro.

Para o juiz potiguar, o reconhecimento ao seu trabalho acadêmico e a conquista do doutorado com uma tese inédita são motivadores para que persista nos estudos na área e, principalmente, na divulgação dos conceitos de cidadania.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias