Justiça

Justiça italiana mantém prisão de Carla Zambelli

01 AGO 2025

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Justiça da Itália decidiu, nesta sexta-feira (1º), manter a prisão da deputada federal licenciada Carla Zambelli, detida desde essa terça-feira (29) em Roma. A parlamentar está no presídio de Rebibbia, localizado nos arredores da capital italiana, e permanecerá detida enquanto aguarda o julgamento do processo de extradição solicitado pelo governo brasileiro.

A decisão foi tomada pela Quarta Seção do Tribunal de Apelação de Roma, após uma audiência inicial do caso, semelhante a uma audiência de custódia. Fontes da diplomacia brasileira e investigadores confirmaram a manutenção da prisão.

Zambelli é considerada foragida da Justiça brasileira desde que deixou o país no fim de maio, poucos dias após ser condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar foi considerada culpada por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em janeiro de 2023. A condenação transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso.

Antes de chegar à Itália, Carla Zambelli passou pela Argentina e pelos Estados Unidos. Ela foi localizada em um apartamento em Roma e detida pelas autoridades italianas com base em alerta da Interpol.

Autor(a): BZN



últimas notícias