Cidade

Laboratório da UFRN registra tremor de magnitude 6.6

31 MAR 2025

Foto: LabSis

Um forte tremor, de magnitude 6.1, ocorreu na noite quinta-feira (27) na dorsal meso-oceânica próximo ao arquipélago de São Pedro e São Paulo, segundo o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis), com o epicentro a 936 km a NNE São Miguel do Gostoso-RN, a 952 km a NNE de Natal, a 1.095 km a NE de Fortaleza e a 1.120 km a NNE de Recife. “Pela magnitude do evento  e a distância a São Pedro e São Paulo, ele certamente foi sentido no arquipélago, mas, até o momento, não temos informações sobre isso”, detalha.


O arquipélago é uma grande cadeia montanhosa submarina que percorre o fundo dos oceanos, resultante da separação das placas tectônicas, localizado no Oceano Atlântico Equatorial. A movimentação sismológica na área é acompanhada pela Estação Riachuelo, que fica no município potiguar de Riachuelo, e faz parte da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operada pelo LabSis.


Na sexta-feira (28), um novo tremor voltou a ocorrer na dorsal, dessa vez de magnitude 6.6, com epicentro localizado a menos de 3 km  do epicentro do evento de magnitude 6.1. 



Autor(a): BZN



últimas notícias