10 MAI 2022
Os proprietários de veículos com placas finais 7 e 8 cadastrados no RN devem quitar a taxa anual de licenciamento veicular hoje (10) e amanhã (11), respectivamente.
Segundo o Detran, são 293.926 automóveis com placas enquadradas nessa faixa de licenciamento.
A taxa de licenciamento é de R$ 90, independente do ano ou modelo do automóvel. É uma das taxas de pagamento obrigatórias para que o proprietário tenha acesso ao Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) do ano vigente. É exigido que o condutor tenha sempre esse documento em mãos quando dirige veículo e que deve ser apresentando nas blitzen de fiscalização veicular.
Números
Atualmente, a frota de veículos do estado é de 1.451.974, sendo que 20,25% que circulam com placas com finais 7 e 8. Somente em Natal são 88.249 mil veículos na condição de quitar a taxa de licenciamento nesta semana.
Boleto Digital
No site do Detran o processo de emissão dos boletos é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico da instituição digitando www.detran.rn.gov.br. Com a página aberta, clica no ícone “Veículos – boletos, infrações, débitos””. Em seguida é mostrada uma página onde é possível digitar a numeração da placa e do Renavam do veículo a ser consultado.
Assim, chega-se ao ambiente on-line onde fica disponível os boletos referentes à taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado.
Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagar as taxas no banco de sua escolha. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.
PágFácil
Se preferir, pode efetuar os pagamentos das taxas direto nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo. O calendário de pagamento da taxa licenciamento tem seu término programado para o mês de junho, no caso dos carros com placas finais 9 e 0.
Autor(a): Eliana Lima