Saúde

Liga realiza Dia D de conscientização do câncer ginecológico neste sábado

26 SET 2024

Foto: Divulgação

O Dia D de conscientização sobre os cânceres ginecológicos acontece neste sábado (28) em Natal. A ação, realizada pela Liga Contra o Câncer em parceria com o Grupo EVA, faz parte da campanha Setembro em Flor e acontece no Midway Mall com triagens, tira-dúvidas com especialistas e oficinas abertas ao público.

O stand será montado no primeiro piso do shopping, ao lado da loja Le Biscuit e vai funcionar entre a sexta-feira (27) e domingo (29). No primeiro dia será feito o agendamento para a triagem com mulheres acima de 25 anos, com vida sexual ativa e alterações de sangramento ou dores ginecológicas que não tenham realizado o exame do Papanicolau no último ano. A marcação pode ser feita através dos números 4009-5600 para ligações e 4009-5601 para WhatsApp.

Já no sábado (28), das 14h às 19h, a equipe multidisciplinar da Liga vai tirar as dúvidas e fará a triagem com as pacientes agendadas para encaminhar para exames. No stand também vai funcionar um ponto de vacinação e um tira-dúvidas sobre o fluxo e agendamento da Secretaria de Saúde de Natal.

Além disso, os participantes poderão experimentar um simulador de imagens ginecológicas realísticas através de óculos de realidade virtual imersiva da EVIS, startup parceira da Liga Contra o Câncer. A tecnologia permitirá que os participantes experimentem cenários clínicos de maneira mais próxima da realidade, contribuindo para uma melhor compreensão e eficácia nas ações preventivas.

Durante a ação vai acontecer uma oficina de flores artesanais com vagas limitadas (inscrições pelo WhatsApp 84 99416-2608) e uma estação de maquiagem em parceria com o Senac e Mary Kay. No domingo, quem estiver no shopping também vai poder experimentar a realidade virtual da EVIS e receber cartilhas informativas e flores.

"Esse é um mês muito importante porque está relacionado a cânceres que ainda têm muita prevalência. O câncer do colo uterino é o segundo que mais mata mulheres e 90% dos tumores está relacionado ao vírus HPV, que hoje temos como prevenir através da vacinação dos nossos adolescentes", explica Sulene Cunha, oncologista clínica da Liga.

Autor(a): BZN



últimas notícias