Saúde

Liga realiza mutirão de atendimentos dermatológicos gratuitos neste sábado

29 NOV 2023

Foto: Divulgação

O verão começa no dia 22 de dezembro e para alertar sobre a importância da prevenção contra o câncer de pele, a Liga Contra o Câncer realiza, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), um mutirão de atendimentos dermatológicos gratuitos neste sábado (2). Serão distribuídas mil fichas de atendimento no Centro Avançado de Oncologia (Cecan), das 6h30 às 10h.

De acordo com Joseli Batista, médico dermatologista da Liga, os atendimentos são indicados para quem apresenta lesões suspeitas de câncer de pele. "São lesões com início recente e que estão crescendo e/ou se modificando; lesões que sangram espontaneamente ou que ferem e demoram a cicatrizar ou não cicatrizam, principalmente em pessoas que pegam ou já pegaram muito sol", explica.

Os atendimentos vão acontecer das 8h às 12h, com a participação de cerca de 50 médicos dermatologistas. Durante o mutirão, caso haja indicação, serão realizadas pequenas cirurgias no local ou os pacientes sairão com as orientações para o agendamento dos procedimentos.

"Nosso objetivo é, além do diagnóstico e tratamento de muitos casos, que ocorrerão no dia da campanha, alertar para a necessidade de prevenção desse que é o tipo mais comum de câncer", afirma Joseli Batista.

Câncer de pele

O câncer de pele não melanoma é o tipo de câncer mais comum no Brasil e, de acordo com estimativas do Instituto Nacional de Câncer, o RN terá 3.460 novos casos registrados até o fim do ano. Já o do tipo melanoma, tipo mais grave da doença, deve atingir 110 pessoas em 2023 no estado.

A doença geralmente está relacionada ao efeito cumulativo da radiação ultravioleta ao longo dos anos. São considerados fatores de risco da doença ter pele clara, vitiligo, ser albino, histórico da doença na família e fazer tratamento com medicamentos imunossupressores.

Autor(a): BZN



últimas notícias