08 NOV 2023
O vídeo do presidente Lula da Silva (PT) incentivando os homens a realizarem o exame de toque retal para prevenção do câncer de próstata vem provocando reação entre mulheres trans, travestis e pessoas não-binárias. Diante da exclusão.
Disse Lula: “Morre muita gente por conta do câncer de próstata e você pode evitar isso com um pouquinho de coragem. Seja homem, faça o exame de próstata para que você viva muito mais e cuide da sua família”.
Especialistas defendem que os demais gêneros sejam inseridos em campanhas de prevenção de câncer, como de mama e de próstata. A falta de procura médica por gêneros tem provocado aumento na incidência de doenças.
Alguns homens trans ainda não se sentem confortáveis de ir ao ginecologista (especialidade antes exclusiva para mulheres) e mulheres trans evitam ir ao urologista (especialidade antes para homens).
Os especialistas dizem que mesmo com o tratamento hormonal que reduz a próstata, é importante que mulheres trans, travestis e pessoas não-binárias façam a prevenção. E para quem não faz uso hormonal, aumenta a necessidade da prevenção, mesmo nos casos de cirurgia de adequação de gênero. “Isso porque o procedimento não retira a próstata, ou seja, o desenvolvimento do câncer pode acontecer”, alertam.
Autor(a): BZN