14 OUT 2023
A agência de notícias palestina Wafa informou que o presidente Mahmoud Abbas conversou neste sábado (14) com o presidente brasileiro, Lula da Silva, por telefone. Abas discorreu sobre “a necessidade urgente de pôr termo à agressão israelita contra o povo palestino e de garantir a sua protecção”.
Diz que Abbas também “apelou à abertura imediata de corredores humanitários para Gaza, ao fornecimento de suprimentos médicos e à entrega de suprimentos essenciais, incluindo água, eletricidade e combustível à população civil de Gaza”.
Segundo a agência, o líder palestino “reiterou a sua rejeição à deslocação do povo de Gaza, sublinhando que tal acto seria outra catástrofe para o nosso povo em Gaza. Sublinhou o seu compromisso de proteger os civis de ambos os lados e apelou à libertação dos prisioneiros e detidos civis, enfatizando a sua rejeição da violência e o compromisso com a legitimidade internacional e os acordos assinados”.
Mais: “O Presidente Abbas sublinhou também o seu compromisso com a resistência popular pacífica e a acção política como meio para alcançar os objectivos nacionais e pôr fim à ocupação israelita”, e expressou gratidão a Lula pela sua “posição de apoio e compromisso com a causa palestina, particularmente a realização de um Estado palestiniano independente com Jerusalém Oriental como capital”. E “elogiou o Brasil por seu papel responsável e cumpridor da lei nos fóruns internacionais”.
De acordo com a Wafa, Lula “reafirmou a sua solidariedade e a do povo brasileiro para com o povo palestino na busca dos seus legítimos direitos à liberdade e à independência. Sublinhou a necessidade de fornecer ajuda médica e humanitária à Faixa de Gaza e apelou à paz e segurança na região”.
Autor(a): BZN