Política

Lula critica ‘chantagem tarifária’ dos EUA em cúpula virtual do Brics

08 SET 2025

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O presidente Lula da Silva (PT) chamou de 'chantagem tarifária' as novas medidas comerciais impostas pelo governo de Donald Trump. A declaração foi feita nesta segunda-feira (8), durante a cúpula virtual do Brics, convocada pelo Brasil para discutir as tarifas norte-americanas e reforçar o apoio ao multilateralismo.

“A chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões domésticas”, afirmou Lula. O presidente também disse que as chamadas sanções secundárias limitam a liberdade de ampliar o comércio com outros países.

Segundo comunicado do Palácio do Planalto, os países do Brics reafirmaram o compromisso com a defesa do sistema multilateral. O presidente da China, Xi Jinping, defendeu que o grupo resista ao protecionismo e atue para salvaguardar o comércio global.

Na mesma reunião, Lula voltou a criticar a ofensiva israelense em Gaza, pedindo o fim do que chamou de “genocídio” palestino. Ele reiterou a adesão do Brasil à ação movida na Corte Internacional de Justiça (CIJ), que acusa Israel de cometer crimes de genocídio, e reforçou a defesa da solução de dois Estados.

“A decisão de Israel de assumir o controle da Faixa de Gaza e a ameaça de anexação da Cisjordânia requer nossa mais firme condenação”, completou.

Autor(a): BZN



últimas notícias