25 OUT 2023
O presidente Lula da Silva (PT) informou em suas redes sociais que conversou, nesta quarta-feira (25), “com Tamim bin Hamad al-Thani, Emir do Catar, sobre o conflito na Faixa de Gaza. Falamos da importância do corredor humanitário e liberação dos reféns. É urgente um cessar-fogo para que crianças não percam suas vidas nesse conflito”.
É em Doha, a capital do Catar, onde mora, desde 2020, Ismail Hannyeh, líder do Hamas que ordenou o mais letal ataque contra civis em Israel, no dia 7. Lugar onde vive com alto luxo e forte segurança, segundo a imprensa internacional.
Pois bem
Segundo o Itamaraty, Lula e o emir “concordaram sobre a importância da abertura de um corredor humanitário e da libertação de todos os reféns. Ressaltaram a necessidade de um cessar-fogo e os perigos de uma escalada no conflito, que precisa ser evitada”.
Mais
“Lula destacou o relevante papel desempenhado pelo Catar nas tentativas de mediação do conflito entre Israel e o Hamas. Brasil e Catar coincidem sobre uma solução de dois Estados, Israel e Palestina, convivendo juntos e em paz”.
E que Lula “manifestou sua preocupação com a situação do grupo de brasileiros que ainda está na Faixa de Gaza, à espera de repatriação”.
Desde o início do conflito, o presidente brasileiro já conversou com os presidentes de Israel (Isaac Herzog), da Autoridade Palestina (Mahmoud Abbas), do Irã (Ebrahim Raisi), do Egito (Abdel Fattah el-Sissi), da Turquia (Recep Tayyip Erdogan), da França (Emmanuel Macron), da Rússia (Vladimir Putin), dos Emirados Árabes (Mohammed bin Zayed Al Nahyan) e do Conselho Europeu (Charles Michel).
Autor(a): BZN