21 JUN 2024
Durante discurso em Teresina, capital do Piauí, o presidente Lula (PT) saiu-se com essa pérola: “Um dos atrasos do Nordeste é que muita gente que governou pensava como a elite do sul do país. Estavam pouco se lixando para fazer o desenvolvimento dos seus estados”.
Pois bem!
Todos os estados da região Nordeste são governados pela esquerda. E o Piauí, diga-se, é o lugar em que o domínio da esquerda é mais antigo, onde a hegemonia do PT começou em 2002, com a primeira vitória de Wellington Dias para o governo, hoje senador licenciado e no cargo de ministro da Assistência Social e Combate à Fome. De lá para cá, já foram quatro mandatos de Wellington e um mandato de Wilson Martins, que se elegeu em 2010 pelo PSB, apoiado por Wellington e pelo PT. Já são duas décadas do mesmo grupo político no poder. E o estado apresenta graves problemas socioeconômicos.
Vamos a mais!
O Rio Grande do Norte, desde 2019 governado pelo PT, vive um dos maiores caos em cenário total, principalmente economia e educação. Um desmonte.
Mas vamos voltar à hegemonia da esquerda no Nordeste, região que não sai da lamentável cena da pobreza. Noves fora alguns períodos com a vitória de governadores de partidos de direita ou de centro-direita, no Maranhão, por exemplo, a partir de 2014, com a vitória de Flávio Dino, à época no PCdoB, a esquerda se fixou no poder e se mantém.
Na Paraíba, desde as eleições de 2010 que a esquerda domina. No Ceará, a ascensão da esquerda começou em 2006. E o domínio da esquerda se acentuou em 2014, quando o petista Camilo Santana foi eleito e se reelegeu em 2018.
Em Pernambuco, o histórico da esquerda é longo, com o gigantismo de Miguel Arraes, que foi retomado com a vitória, em 2006, do neto Eduardo Campos (PSB), mesmo tendo o PT como adversário no 1° turno das eleições.
Em Sergipe a esquerda conquistou o poder em 2006. Em Alagoas, retomou o poder em 2014, até hoje.
Na Bahia…ah, o domínio petista se assemelha ao do Piauí, mesmo tendo se fortalecido com a vitória de Jaques Wagner (PT) para o governo estadual em 2006. A partir de então, o PT elegeu todos os governadores para o governo baiano. E é o estado entre os maiores índices de violência sob o domínio de facções criminosas.
Pois é. Boa sorte pra nós. Nordestinos pobres e iludidos.
Autor(a): Eliana Lima