Política

Lula visita Cristina Kirchner, mais uma companheira de condenação por corrupção

02 JUL 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Depois de conceder asilo político à ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia, condenada por corrupção no escândalo da Odebrecht, com direito a transporte em jato da FAB, o presidente Lula da Silva (PT) agora estende o gesto à aliada argentina Cristina Kirchner.

A Justiça da Argentina autorizou Lula a visitar a ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar por corrupção, em seu apartamento no bairro de Monserrat, em Buenos Aires. A visita acontece paralelamente à cúpula do Mercosul, realizada nesta quarta (2) e quinta-feira (3) na capital argentina.

Cristina Kirchner foi condenada a seis anos de prisão por favorecer o empresário Lázaro Báez em 51 contratos públicos superfaturados, que causaram um prejuízo estimado de US$ 1 bilhão aos cofres argentinos. A Justiça a considera chefe de uma organização criminosa que operou durante os 12 anos de governos Kirchner (2003 a 2015). A ex-presidente nega as acusações e diz que é vítima de perseguição política.

A autorização para a visita de Lula foi concedida pelo juiz Jorge Gorini, que executa a pena, após solicitação dos advogados de Cristina. Segundo a decisão judicial, apenas pessoas previamente autorizadas podem entrar em sua residência.

No mês passado, Lula telefonou para Cristina logo após a Suprema Corte argentina confirmar a condenação, afirmando em rede social que ela deveria “manter-se firme” diante da sentença. A Secretaria de Comunicação da Presidência do Brasil afirmou que não irá se manifestar sobre o encontro.

Autor(a): BZN



últimas notícias