Mundo

Mãe das crianças colombianas passou quatro dias viva. Pai diz temer ameaça que família sofreu de guerrilheiros

12 JUN 2023

Foto: Forças Militares Colombianas

A mãe das quatro crianças colombianas que sobreviveram 40 dias na selva, Magdalena Mucutuy passou quatro dias viva, após a queda do avião, e cuidou dos filhos, mas não resistiu aos ferimentos. 


Antes de morrer, ela disse para os filhos que fossem à procura de ajuda e salvassem-se.


Por que viajavam no avião?


Segundo o pai das crianças, Manuel Ranoque, o acidente que vitimou a mulher aconteceu quando ela fugia da selva, depois da família ter sido ameaçada por guerrilheiros. Ele afirmou que agora teme pela sua vida e a dos filhos.


Na manhã de 1° de maio, o avião decolou do aeroporto de Araracuara, a cerca 620 quilômetros ao sul da capital do país, Bogotá, com destino a San José del Guaviare. A bordo, os quatro irmãos, a mãe, o ativista indígena Hermán Mendoza Hernandez e o piloto, Hernando Múrcia Morales.


Segundo investigações preliminares, o avião estava a 50 metros do solo quando atingiu árvores e caiu. A aeronave só foi encontrada 15 dias depois, assim como os corpos dos três adultos. As crianças tinham desaparecido.


O general Pedro Sanchez disse sábado (10) que, inicialmente, as crianças se alimentaram de três quilos de farinha de mandioca que tinha no avião e depois sobreviveram à base de frutas silvestres.


Com o tempo, começaram a se sentir muito frágeis e decidiram parar. Não conseguiam andar quando tentavam. E foi por isso que as equipes de busca conseguiram encontrá-las.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias