13 JUL 2025
Uma criadora de conteúdo no TikTok viralizou nas redes sociais após publicar um vídeo em que revela ter transformado a varanda do próprio apartamento no novo quarto da filha de nove anos. O antigo quarto da menina foi convertido em um escritório para o e-commerce da família.
No vídeo, a mãe explica que mora com o marido em um apartamento de dois quartos. Segundo ela, o quarto maior foi destinado ao funcionamento da loja virtual do casal, enquanto o quarto menor ficou para o casal dormir. A solução encontrada para a filha foi adaptar a varanda do imóvel, o que gerou uma onda de críticas por parte dos internautas.
“É, realmente tem gente que não nasceu para ser mãe”, escreveu um usuário. Outro comentou: “Tem pais que odeiam os filhos”. As críticas apontam riscos à segurança e ao bem-estar da criança.
A influenciadora, por sua vez, afirmou que o espaço foi adaptado com investimento de R$ 10 mil, incluindo cortina de vidro, blackout e uma nova televisão. Em resposta às críticas, ela declarou que, na vida adulta, “luxo de verdade é ter tempo em família, risadas no café da manhã, viagens que criam memórias, banho quente, poder comprar o que quiser sem se preocupar, e pagar por saúde”.
Apesar do investimento, um perfil na rede social X destacou a ausência de itens básicos de segurança, como a tela de proteção nas janelas. A publicação citou também as orientações técnicas do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que estipulam critérios mínimos para que um espaço seja considerado adequado para o repouso de uma criança ou adolescente.
Outro ponto levantado pelo usuário foi o fato de a varanda estar ao lado de uma condensadora de ar-condicionado, o que pode representar riscos à saúde e à segurança da criança.
Autor(a): BZN