Saúde

Mais de nove mil estabelecimentos foram descredenciados do Programa Farmácia Popular

04 AGO 2025

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou o descredenciamento de 9.180 estabelecimentos que integravam o Programa Farmácia Popular. Em nota, a pasta informou que a medida acontece após a retomada da renovação anual obrigatória do credenciamento, interrompida em 2018.

O comunicado destacou que as unidades não fizeram a renovação do cadastro ou não apresentaram a documentação necessária para continuar participando do programa. Segundo a pasta, 24 mil estabelecimentos seguem credenciados ao programa. Atualmente, 41 itens são fornecidos gratuitamente via Farmácia Popular.

Fiscalização

De acordo com os números apresentados, além dos mais de nove mil estabelecimentos descredenciados, cinco mil tiveram suas atividades suspensas pelo monitoramento do programa para “coibir irregularidades”.

“Nesse monitoramento, são avaliados 25 indicadores, como a frequência de retirada de medicamentos, a quantidade vendida em relação ao tamanho da população atendida e uso indevido de CPFs. Entre 2023 e 2025, com essas ações, cerca de R$ 8 milhões foram ressarcidos aos cofres públicos”, destacou a nota.

Segundo o ministério, ao longo dos três primeiros meses deste ano, foram bloqueadas mais de 12,7 milhões de tentativas de solicitação de medicamentos com indícios de irregularidades no Farmácia Popular, uma média de mais de 140 mil por dia.

Autor(a): BZN
Fonte: Agência Brasil



últimas notícias