27 MAI 2025
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, deixou a sessão da Comissão de Infraestrutura do Senado nesta terça-feira (27) após um embate com o senador Plínio Valério (AM), durante uma discussão sobre a pavimentação da BR-319, que liga Porto Velho (RO) a Manaus (AM).
Marina havia sido convidada para prestar esclarecimentos sobre os entraves ambientais da obra quando foi alvo de uma declaração considerada ofensiva. Ao dirigir-se à ministra, Plínio afirmou: “Ministra, que bom reencontrá-la. E, ao olhar para a senhora, eu estou vendo uma ministra. Eu não estou falando com a mulher. Eu tô falando com a ministra.”
Marina Silva respondeu: “Eu sou as duas coisas. O senhor está falando com as duas.” Na sequência, o senador declarou: “Porque a mulher merece respeito, a ministra, não.”
Diante da declaração, Marina exigiu um pedido de desculpas. “Como eu fui convidada como ministra, ou ele me pede desculpas ou eu vou me retirar.”
Com a recusa de Plínio em se retratar, Marina se retirou da sessão. O episódio reacende o debate sobre o respeito institucional e a violência verbal contra autoridades públicas, especialmente mulheres em cargos de liderança.
Autor(a): BZN