26 ABR 2023
A fabricante Mattel anunciou a sua primeira boneca com Síndrome de Down, que faz parte da coleção Fashionistas, em parceria com a National Down Syndrome Society (NDSS) nos Estados Unidos.
A empresa explica, em comunicado, que a boneca foi "criada para permitir que ainda mais crianças se revejam na Barbie e para que a Barbie reflita o mundo ao seu redor".
A campanha é estrelada pela pioneira modelo britânica Ellie Goldstein, 21 anos, que tem a síndrome.
Declara Ellie:
- Estou tão feliz por existir uma Barbie com síndrome de Down. Ao ver a boneca, senti-me tão emocionada e orgulhosa. Significa muito para mim que as crianças possam brincar com a boneca e aprender que toda a gente é diferente. Estou orgulhosa por a Barbie me escolhido para mostrar a boneca ao mundo. A diversidade é importante e as pessoas precisam de ver mais pessoas como eu no mundo e não serem escondidas. A Barbie vai ajudar isto acontecer.
Diz a Mattel:
- Esta boneca apresenta uma nova escultura facial e corporal para ser mais ilustrativa de mulheres com síndrome de Down, incluindo um corpo mais curto e um torso mais longo. A nova escultura facial apresenta uma forma mais redonda, orelhas menores e uma ponte nasal plana, enquanto os olhos são ligeiramente oblíquos em forma de amêndoa. As palmas das bonecas incluem até uma única linha, uma característica frequentemente associada às pessoas com síndrome de Down”.
Detalha que “o padrão do vestido com mangas em balão com borboletas amarelas e azuis são símbolos e cores associadas à consciência da síndrome de Down”.
Autor(a): Eliana Lima