Saúde

Médica fala sobre as principais causas, sintomas e como tratar as varizes

21 MAI 2024

Foto: Divulgação

Varizes são veias superficiais das pernas que se tornam dilatadas e tortuosas. Em pessoas com predisposição ao desenvolvimento de varizes, veias normais das pernas sofrem um processo degenerativo em que perdem a sua elasticidade e se dilatam, dificultando o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração, acumulando o sangue nas pernas.

Estas podem apresentar ou não sintomatologia, no entanto, apresentam quase sempre uma clara aparência antiestética que pode afetar a autoestima do paciente. Em estágios mais avançados, podem levar a complicações mais sérias, como flebites (inflamações nas veias), feridas e trombose.

A maioria dos estudos indica que as varizes são mais frequentes nas mulheres entre 20 e 50 anos de idade. Contudo, podem surgir varizes na adolescência e em crianças, sendo que o diagnóstico de varizes em grupos mais jovens tem sido cada vez mais frequente.

As veias varicosas não são um problema circulatório exclusivo do sexo feminino. No sexo masculino, o diagnóstico é feito, habitualmente, mais tardiamente porque os homens observam menos as suas pernas, atrasam a ida ao médico e possuem pelos que dificultam a visibilidade das varizes.

As varizes são consideradas uma doença multifatorial, ou seja, causada por vários fatores. Entre esses fatores podemos citar: histórico familiar, sexo feminino, idade avançada, trabalhar por longos períodos em pé ou sentado; gestação, uso de anticoncepcional e obesidade.

Os sintomas das varizes variam desde um quadro assintomático, ou seja, sem sintoma algum, a queixas severas que limitam as atividades diárias do paciente. Quando apresentam sintomas, as principais queixas apresentadas pelo paciente são: dor e sensação de peso e cansaço nas pernas, Ardor, coceira, formigamento e desconforto, comprometimento estético, 

A médica Ilana Barros desenvolveu um interesse especial pelo tratamento de varizes, reconhecendo seu impacto significativo na qualidade de vida de inúmeras pessoas. Sua abordagem é única, valorizando a combinação de ciência avançada e cuidado humanizado para cada paciente. A médica é especializada em Cirurgia Endovascular na Angiorad, em Recife, e pós-graduada em Laser, Cosmiatria e Procedimentos no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Autor(a): BZN



últimas notícias