Cultura

Mesas e histórias em família, o livro de Dagraça Ferreira de Souza

07 DEZ 2020

Conhecida por suas irreparáveis educação e sofisticação, bom gosto, a arte de bem receber e muitas histórias para contar, DaGraça Ferreira de Souza de Viveiros, professora aposentada da UFRN, decidiu reunir os principais momentos em família e a decoração de mesas no livro “Mesas de Maria”, que será lançado no próximo dia 21. 

São 124 páginas com capítulos momentos inesquecíveis da autora ao lado da família e amigos, como os casamentos dos filhos, almoços de verão e encontros do cotidiano. 

Conta a autora:

- Herdei da minha mãe o amor pelas louças e suas nuances e do meu pai um bom coração que se alegra em receber amigos no lugar mais sagrado de um lar: a mesa. Multipliquei essa herança e posso hoje apresentar aos meus amigos, em formato de livro, Mesas de Maria. 

Louças em porcelana, talheres em prata, taças em cristal compõem os aparelhos de jantar de diversas nacionalidades guardadas com carinho pela autora, que abre seus armários e sua vida no Mesas de Maria. 

O incentivo para o livro foi da amiga Tânia Paranhos, que mora no Rio de Janeiro e que faz a apresentação da obra O prefácio é do jornalista Vicente Serejo, imortal da Academia de Letras do RN, que percorre a cultura, arte e história numa interpretação diferenciada ao tema mesas postas. 

A história e as mesas contemplam cenários em Brasília, Natal e a Praia de Jacumã, no litoral norte do RN, que a inspirou nos textos.

Tive a oportunidade do privilégio de presenciar muitas das mesas maravilhosas de Dagraça, em Natal, Brasília e Jacumã, e confesso que adorei a iniciativa do livro. Sem falar na bela e instigante história da sua família. Ansiosa já!

 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias