19 SET 2023
A Igreja celebra nesta terça-feira (19) a festa de São Januário, bispo, mártir e padroeiro de Nápoles, na Itália.
E o milagre da liquefação se repetiu às 10h03 de hoje, horário de Roma, na Catedral de Nápoles: o sangue sólido ficou líquido. O anúncio foi recebido com aplausos dos fiéis. A Igreja considera que o milagre acontece graças à dedicação e às orações dos fiéis.
O sangue é conservado em estado sólido num relicário pelo resto do ano, guardado na Capela do Tesouro da Catedral de Nápoles. O acontecimento extraordinário ocorre desde 1389, segundo documentação citada pelo site Famiglia Cristiana.
A liquefação acontece em três celebrações durante o ano: no transladado dos restos mortais do santo para Nápoles (no sábado anterior ao primeiro domingo de maio); na festa litúrgica (19 de setembro) e no aniversário da sua intervenção para evitar os efeitos de uma erupção do Vesúvio (16 de dezembro). Após 1631, o vulcão entrou em um período constante de erupções, expelindo lava em grande quantidade e cobrindo cidades inteiras.
O processo de liquefação às vezes leva horas ou até dias, mas pode também não acontecer. O que para os fiéis é prenúncio catastrófico.
Autor(a): BZN