18 ABR 2022
O ministro Marcelo Queiroga (Saúde) fez pronunciamento em rádio e TV na noite deste domingo (17) de Páscoa para anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), com a implantação, no próximos dias, de um ato normativo que irá disciplinar a decisão.
Antes, informou sobre medidas tomadas pelo governo federal para o enfrentamento à covid-19, doença provocada pelo coronavírus.
Segundo o ministro, foram mais de R$ 100 bilhões destinados exclusivamente para o combate à pandemia, além dos mais de RS$ 492 bilhões para o financiamento regular da saúde desde 2020. Informa que foram distribuídas mais de 476 milhões de doses de vacina contra a covid, e que mais doses estão à disposição dos brasileiros. E que mais de 73% da população do país completou o esquema vacinal.
Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo (Secom), o Executivo federal, “ainda em 2020, decretou estado de emergência antes da OMS, para que os estados e municípios se preparassem para a chegada do vírus”.
E que, “além do auxílio emergencial, que evitou que milhões de brasileiros passassem fome, o governo fortaleceu o SUS com bilhões de reais dedicados para combater o vírus, ajudou estados e municípios e distribuiu milhões de doses de vacinas”.
Criticou o lockdown:
Graças a essas e outras ações conseguimos salvar vidas e não deixar que a nossa economia sucumbisse com a equivocada política do "fecha-tudo".
Hoje, com os números controlados e com os brasileiros que assim desejarem vacinados, temos condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública Nacional.
Autor(a): Eliana Lima
Jornalista Rodrigo Rafael pesquisa dados técnicos da engorda de Ponta Negra e e
08 FEV 2025