29 JUL 2025
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o desconto de parte da pena do homem condenado por destruir um relógio histórico durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Antônio Cláudio Alves Ferreira, sentenciado a 17 anos de prisão, poderá reduzir cerca de dois anos da pena por já ter cumprido prisão preventiva entre janeiro de 2023 e dezembro de 2024.
O condenado está detido atualmente em um presídio em Uberlândia (MG), e havia sido preso pela Polícia Federal após fugir para a cidade mineira. Ele confessou ter invadido o Palácio do Planalto e quebrado o relógio francês do século XVII, presente da corte de Luís XVI ao imperador Dom João VI, entregue em 1808.
Antônio Cláudio foi condenado pelo STF por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, dano ao patrimônio tombado e associação criminosa armada.
No início deste ano, o Palácio do Planalto anunciou que o relógio histórico foi restaurado com apoio de uma relojoaria suíça especializada.
Autor(a): BZN