16 JUL 2023
Sua beleza estonteante, seu olhar sedutor, sua voz sensual e sua vontade de liberdade conquistaram o cantor de compositor francês Serge Gainsbourg, o gênio feio que superou a beleza. Foi galã r ícone da sedução e da rebeldia nos anos 1960, protagonista de polêmicas que chocaram a França da época. Umas das cenas com Jane Birkin, outras com Brigitte Bardot. Apenas.
E eis que neste domingo (16), o mundo ecoa triste a partida de Jane Birkin, 76 anos, atriz e cantora britânica que ganhou fama nos anos 1960 e se tornou uma figura amada na França. Morreu em Paris aos 76 anos, informou o Ministério da Cultura da França.
De acordo com o jornal Le Parisien e a televisão BFM, ela foi encontrada morta em sua casa.
Em 2021, a artisita teve um leve derrame após sofrer problemas cardíacos em anos anteriores.
Filha da atriz britânica Judy Campbell e do comandante da Marinha Real David Birkin, Jane Mallory Birkin nasceu em Londres em dezembro de 1946. Subiu no palco pela primeira vez aos 17 anos e apareceu no musical “Passion Flower Hotel”, de 1965, do maestro e compositor John Barry, com quem se casou pouco depois. Casamento que durou até o final dos anos 1960.
Aos 22 anos, alcançou notoriedade no polêmico filme de Michelangelo Antonioni, de 1966, “Blow-Up: Depois Daquele Beijo”, aparecendo nua em cena de sexo a três.
Outra polêmica foi seu caso de amor com a atormentada estrela nacional Serge Gainsbourg. Nudez em roupas transparentes atraiam os flashes em festas concorridas.
Birkin por Hermès
No amo de 1984, durante um voo, o presidente da Hermès, Jean-Louis Dumas, sentou-se ao lado da poltrona de Jane Birkin. Ela derrubou sua bolsa de palha no chão e reclamou que não conseguia encontrar a bolsa perfeita.
Dumas, conhecendo o status de Birkin como um ícone da moda, sugeriu desenvolver uma bolsa exclusivamente para ela. Pouco tempo depois chegou à sua casa uma bolsa com o seus nome e um cartão do bambambã da marca. O modelo foi batizado com o nome da atriz, que se tornou um must-have das fashionistas ricas e famosas em todo o mundo.
Em julho de 2015, Jane Birkin, diante da manifestações contra a indústria da moda que usavam couro de animais, a icônica Birkin Bag feita de couro e pele de crocodilo foi foco de polêmica, devido às denúncias de maus tratos aos animais, feita pelo PETA.
A musa inspiradora Jane Birkin, então, comunicou oficialmente que queria seu nome retirado do modelo. “Eu pedi para o Hermès Group que o nome fosse trocado até que as práticas de retirada da pele dos crocodilos sejam melhoradas”.
Que você continue entre nós com seus exemplos de liberdade e amor ao próximo e anos animais, Jane!
Com Gainsbourg, as performances na canção Je T'aime Moi Non Plus e as fotos do casal causaram polêmicas:
Na idade que avançou
A caríssima bolsa que polemizou
Autor(a): BZN
Empresa no RJ revendia carne que estragou durante enchentes no Rio Grande do Sul
22 JAN 2025