Cultura

Morre em Natal o cineasta Carlos Tourinho

26 DEZ 2023

Foto: Dunga

A informação é do jornalista Alex Medeiros. Segundo ele, o cineasta e diretor de fotografia foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (26), aos 84 anos, na sua casa em Natal, onde desde  2016 veio morar e montou sua “plataforma de trabalho, como os cursos de cinema que vinha ministrando”.


Em novembro último, a Tribuna do Norte relatou a peleja de Tourinho “para motivar a produção de cinema e vídeo do Rio Grande do Norte através do Instituto Técnico de Estudos Cinematográficos (ITEC) – estrutura jurídica criada por ele em 2006, com sede na Fundação José Augusto, que oferece oficinas de iniciação ao cinema com câmeras profissionais em película 36 milímetros e digitais”.


Ele defendia que a capital-potengi tem potencial para se transformar num centro de  produção de cinema do Nordeste. 


Segundo Eduardo Alexandre Garcia - Dunga, o cineasta e professor de cinema esteve pela primeira vez no Rio Grande do Norte em 1972, quando veio gravar tomadas de cenas do filme Jesuíno Brilhante, como diretor de fotografia da película, que conta “a história de um filho de família abastada dos interiores, que tem um primo assassinado por tropas policiais e que resolve fazer vingança, tornando-se cangaceiro. O filme foi dos mais aplaudidos pela crítica do sul do país e considerado um bom fruto pelo mercado cinematográfico brasileiro”.

Autor(a): BZN



últimas notícias