03 FEV 2025
Peruano de Huancabamb, o médico ginecologista Edgardo Benavides, 90 anos, partiu na madrugada desta segunda-feira (3), em Natal, onde estava internado em decorrência de uma infecção. Pai dos meus queridos amigos Adriana e Cyrus Benavides.
Edgardo era radicado em Mossoró, onde atuou em seu consultório médico. Foi homenageado em vida com os títulos de cidadão mossoroense, cidadão norte-rio-grandense e cidadão natalense.
Edgardo chegou ao Brasil em 1957, após cursar o segundo período do curso de Medicina na Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM), em Lima. Primeiro, morou em Curitiba (PR). No ano seguinte, desembarcou em Natal e concluiu Medicina na UFRN.
Morou na Casa do Estudante de Natal. Com a esposa acariense Maria da Guia, teve quatro filhos - Jânia, Adriana, Edgardo Filho e Cyrus Benavides. Será velado em Natal e sepultado em Acari.
Em Mossoró, segundo César Santos, do jornal DeFato, Edgardo “ensinou escoteiros a auxiliar na aplicação de vacinas nas ruas, treinou parteiras leigas a fazer parto normal, protegendo o feto, e encaminhar para maternidade quando necessário. Também dirigiu o centro de saúde de Mossoró e a Regional de Saúde, além de ter atuado em Areia Branca”.
Autor(a): BZN