05 JAN 2023
O big rider (como são chamados os surfistas de ondas grandes) brasileiro Márcio Freire sofreu acidente no momento em que surfava um dos grandes paredões da Praia Norte de Nazaré, em Portugal, conhecida mundialmente por ondas gigantes.
Foi resgatado até a areia da praia em um jet ski, mas teve parada cardio-respiratória. O corpo foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria, segundo a imprensa portuguesa. Márcio era baiano e estava com 47 anos de idade.
É a primeira morte de um surfista no local. Mas os acidentes são comuns. Dois deles foram sofridos pela carioca Mayra Gabeira. O primeiro, muito grave, em outubro de 2013, quando ela, na busca pelo recorde de Garrett McNamara (78 pés ou 24 metros), caiu de uma onda e ficou inconsciente. Foi retirada da água por um jet ski. Viu a morte de perto. Em agosto de 2022, sofreu outro baque, com menos gravidade.
Veterano das ondas, Márcio era conhecido como um dos "Mad Dogs", apelido que compartilhava com os conterrâneos baiano Danilo Couto e Yuri Soledade.
Segue em paz, Márcio.
Uma das ondas desafiadas pelo surfista em Nazaré:
Autor(a): Eliana Lima