Política

Morre o embaixador Nei Bitencourt, potiguar de Caicó

14 DEZ 2024

Foto: © Emmanuel Pita/republicoftogo.com

Potiguar de Caicó, município da região Seridó do Rio Grande do Norte, Nei Futuro Bitencourt, 67 anos, era embaixador do Brasil em Lomé, no Togo, África, desde 2021. Segundo o Itamaraty, ele morreu nessa sexta-feira (13), mas a causa da morte não foi informada.


Conforme a Agência Senado, Nei Bitencourt “ingressou na carreira diplomática em 1983, após concluir o curso de preparação da carreira. Já havia se graduado em engenharia, em 1977, e em jornalismo, em 1981, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro”.


Antes de assumir a embaixada em Lomé,  seus últimos postos foram de conselheiro na embaixada em Washington, ministro-conselheiro na embaixada em Maputo (Moçambique), embaixador em Iaundê (Camarões) e cônsul-geral em Nagoia (Japão). 


Durante a sabatina no Senado em 14 de dezembro de 2020, ele ressaltou à Comissão de Relações Exteriores (CRE) que seus quase nove anos servindo em países africanos lhe garantem “perspectiva para entender o Togo e os desafios que me caberão”.


Em nota, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e a secretária-geral das Relações Exteriores,lembaixadora Maria Laura da Rocha, em nome do Itamaraty, expressaram condolências à família e aos amigos de Nei Bitencourt.

Autor(a): BZN



últimas notícias