14 DEZ 2024
Potiguar de Caicó, município da região Seridó do Rio Grande do Norte, Nei Futuro Bitencourt, 67 anos, era embaixador do Brasil em Lomé, no Togo, África, desde 2021. Segundo o Itamaraty, ele morreu nessa sexta-feira (13), mas a causa da morte não foi informada.
Conforme a Agência Senado, Nei Bitencourt “ingressou na carreira diplomática em 1983, após concluir o curso de preparação da carreira. Já havia se graduado em engenharia, em 1977, e em jornalismo, em 1981, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro”.
Antes de assumir a embaixada em Lomé, seus últimos postos foram de conselheiro na embaixada em Washington, ministro-conselheiro na embaixada em Maputo (Moçambique), embaixador em Iaundê (Camarões) e cônsul-geral em Nagoia (Japão).
Durante a sabatina no Senado em 14 de dezembro de 2020, ele ressaltou à Comissão de Relações Exteriores (CRE) que seus quase nove anos servindo em países africanos lhe garantem “perspectiva para entender o Togo e os desafios que me caberão”.
Em nota, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, e a secretária-geral das Relações Exteriores,lembaixadora Maria Laura da Rocha, em nome do Itamaraty, expressaram condolências à família e aos amigos de Nei Bitencourt.
Autor(a): BZN
Nina Souza: a primeira-dama de mandato eletivo que promete ser o grande apoio pa
02 JAN 2025