Política

Morre Roberto Furtado, ex-vice-prefeito de Natal e líder político, aos 91 anos

27 FEV 2025

Ex-vice-prefeito de Natal, advogado e ex-deputado estadual, Roberto Brandão Furtado, 91 anos, estava internado na UTI da Casa de Saúde São Lucas, na capital, após complicações respiratórias decorrentes de uma pneumonia. Sua partida marca o fim de uma trajetória de grande contribuição para a política e a advocacia no Rio Grande do Norte.

Nascido em 2 de junho de 1933, Roberto Furtado formou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas em 1955. Optou pela advocacia mesmo após ser aprovado em concurso para juiz de direito, destacando-se na defesa de presos políticos durante o regime militar.

Além de sua atuação jurídica, foi um dos fundadores do MDB no RN e teve papel central na redemocratização do país. Exerceu três mandatos como deputado estadual a partir de 1966 e, em 1985, foi eleito vice-prefeito de Natal ao lado de Garibaldi Alves Filho.

Também ocupou cargos no Executivo estadual, atuando como secretário de Segurança Pública em 1995 e secretário de Administração entre 1996 e 1998. Sua contribuição à advocacia se estendeu à Ordem dos Advogados do Brasil, onde foi presidente da seccional do RN e conselheiro federal.

Além de sua atuação política e jurídica, Roberto Furtado também deixou sua marca na literatura. Em 2023, lançou o livro “Memórias de um Secretário”, resgatando momentos históricos e sua experiência na administração pública.    

Autor(a): BZN



últimas notícias