Política

Partiu Tipaco, o “maior constitucionalista vivo do Brasil”

30 OUT 2020

Foto: Postada pela deputada Natália Bonavides

Tipaco era a forma carinhosa que a família chamava o jurista Paulo Bonavides, que morreu hoje (30), aos 95 anos.

O apelido foi revelado pela deputada federal Natália Bonavides (PT) em seu perfil do Twitter:

- Morreu meu tio-avô, o constitucionalista Paulo Bonavides, que na família chamávamos carinhosamente de Tipaco. Força para minha tia-avó Ieda e seus filhos.

O ministro potiguar Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (STJ) muito bem definiu quem foi Bonavides, em declaração ao site Conjur:

- O maior constitucionalista vivo do Brasil nos deixou hoje. Um dos maiores do mundo. Como pessoa, excedia o jurista. Nordestino da Paraíba, adotou o Ceará mas tinha terras no Rio Grande do Norte. Ele e meu pai (Múcio Ribeiro Dantas), nascidos no mesmo ano, eram amigos e colegas professores de Direito Constitucional. Ele na UFC, papai na UFRN. A partir de hoje, Paulo Bonavides passa a viver no Céu. Suas lições não morrem! RIP.

UFCE

A informação sobre a morte de Paulo Bonavides foi dada nesta manhã pelo reitor da UFCE (Universidade Federal do Ceará), advogado Cândido Albuquerque, em suas redes sociais.

- O mundo perdeu o seu maior constitucionalista! A Universidade Federal do Ceará está de luto! Com muito pesar cumpro o dever de comunicar o falecimento do Prof. Paulo Bonavides.

Carreira

Membro da Academia de Letras do Ceará, Paulo Bonavides é autor de várias e respeitáveis obras, entre elas "Ciência Política e Curso de Direito Constitucional", duas das doutrinas mais tradicionais do seu pensamento.

Deixa a esposa, Yeda Satyro Benevides, com quem teve sete filhos: Paulo, Márcio, Clóvis, Vera, Gláucia, Doralice e Marília.

Iniciou seus estudos jurídicos em 1943, na Faculdade de Direito da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ao mesmo tempo, fez curso de extensão em Sociologia Jurídica na Harvard University, entre 1944 e 1945.

Nota

O advogado-geral de União, José Levi, emitiu nota de pesar:

Advogado-Geral da União, José Levi, divulga nota de pesar pelo falecimento do jurista Paulo Bonavides

"O Direito Constitucional brasileiro perde um dos seus maiores expoentes. Ficam as numerosas obras e ensinamentos. Que esteja na Paz Eterna e que seus familiares tenham o conforto das melhores lembranças."

José Levi Mello do Amaral Júnior

Advogado-Geral da União

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias